Por Derek Thompson (http://meepletown.com/)
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1159524/meepletown-reviews-twilight-struggle
Projetado por Jason Matthews e Ananda Gupta e publicado em 2005 pela GMT Games, Twilight Struggle é uma tentativa de recontar a história inteira da Guerra Fria na forma de um jogo de tabuleiro. Muitos argumentam se é ou não é realmente um jogo de guerra, mas o mais importante, é realmente o melhor jogo de todos os tempos? Aqui está um lembrete das minhas categorias de pontuação:
Componentes - Será que o jogo tem uma boa aparência? Vale o dinheiro investido? Será que eles adicionam ao jogo?
Acessibilidade - Como é fácil o jogo para ensinar, ou para se sentir como soubesse o que está fazendo?
Profundidade – A jogabilidade permite estratégias mais profundas?
Tema - O jogo dá uma sensação de imersão? Você pode imaginar o cenário descrito no jogo?
Diversão - O jogo é realmente agradável? Você encontra-se sorrindo, rindo, ou tem algum senso de satisfação quando acaba?
Componentes: Twilight Struggle não é exatamente o jogo mais bonito já feito, embora a atual Third Edition deluxe é um grande passo se comparado com as edições anteriores que tinham tabuleiros de papel! O tabuleiro é grosso e muito funcional - tudo está claramente definido. As fichas de influência são relativamente fáceis de manusear, e as cartas são claras em seu significado. Existem também algumas outras fichas para quando certos eventos ocorrem, embora geralmente eu esqueço de usá-las. O custo do jogo é bastante elevado, mas não inesperado para um jogo deste tamanho.
No entanto, há alguns aborrecimentos com os componentes que azedam a experiência. Algumas das conexões entre os países são muito pequenas para ver e cruzam-se (estou falando principalmente entre o Líbano, Israel, Iraque e Síria). O texto sobre algumas das cartas é irritantemente de difícil interpretação. Mesmo que elas estão descritas em vários FAQs, seria menos um problema se as cartas fossem mais claras. Por último, a influência às vezes pode ficar até o valor 7 ou superior em vários lugares, e não há fichas de valor suficientes incluídos. Empilhar fichas de cinco e três juntas fazem o trabalho feito em um local, mas é muito chato. Assim, os componentes fazem o trabalho, mas também poderia ser muito melhor.
Acessibilidade: não deixe que ninguém lhe diga o contrário - Twilight Struggle não é um jogo fácil de aprender. A primeira etapa é apenas aprender a jogar corretamente, com um pouco de obstáculo. Há uma tonelada de regras diferentes para lembrar, em especial sobre o uso de uma carta para operações: colocação de influência, golpes e realinhamentos. Lutei por um longo tempo para aprender a diferença de restrições e modificadores para golpes e realinhamentos. Na verdade, a fórmula para golpes mais parece uma equação matemática! E, claro, aprender esta é fundamental, porque você não quer fazer algo acidentalmente completamente ilegal, e você definitivamente não quer uma perda DEFCON insatisfatória só porque você não sabe o que está fazendo.
Além de apenas aprender a jogar corretamente, é necessário controlar a estratégia do jogo, que é extremamente dependente do seu conhecimento sobre as cartas do baralho. Até que você tenha memorizado o conteúdo, você não vai saber que o jogador EUA provavelmente não deve começar com influência na França, ou que a URSS não deve colocar influência na Romênia, e assim por diante. Eu já vi jogos entre dois novatos durarem mais de quatro horas, só porque eles não conseguiam lidar com sua própria falta de noção. Esta é uma tarefa ainda mais difícil para as cartas de Última Guerra, porque tantos jogos nunca chegam tão longe. Eu joguei este jogo mais de cinquenta vezes entre os jogos analógicos e através do VASSAL e eu ainda não sei sobre o baralho de Última Guerra bem como deveria, porque tantos jogos nunca chegam tão longe! Este não é um jogo que você simplesmente pega e joga. Precisa de um tempo estudando-o. Você foi avisado.
Uma última nota: eu gosto muito de jogar Twilight Struggle no VASSAL contra outros jogadores, mas eu não posso imaginar que seria uma boa maneira de aprender, e além de encontrar alguém com paciência para ensiná-lo, o VASSAL tem um ou dois bugs ocasionais.
Profundidade: se você esforçar-se para aprender o jogo, você será imensamente recompensado. No auge de jogo - quando você e seu oponente compreendem plenamente os meandros de Twilight Struggle - este se torna uma batalha épica. A estratégia é imensa, e vem para você de todas as direções. Você tem que estar preparado para qualquer carta ainda no baralho - o que você precisa saber quais são, por sinal - e você tem que estar preparado para um ataque em qualquer região, ao mesmo tempo, evitando explodir o mundo. O momento de marcar um ponto no jogo é brilhante, compostos com a regra deliciosamente frustrante dos eventos que acionam o seu oponente quando você joga cartas para operações. Cada decisão é angustiante.
Sim, o jogo pode ter enormes oscilações de sorte durante todo o jogo. Sem essas marés de viradas, se você estivesse preso por todo o jogo, talvez não seria tão interessante. Em vez disso, você tem que descobrir como sair de situações impossíveis, e como criar essas situações para o seu adversário. Há alguns jogos em que eu posso dizer "cara, cheguei a uma rolagem de 50% de chance" - mas eu deixei o jogo chegar a esse ponto. Eu sempre posso apontar para uma rodada antes onde eu provavelmente deveria ter feito algo diferente, de modo que o meu adversário não teria essa oportunidade disponível para assumir. Em cima disso, cada jogo é completamente diferente, simplesmente por causa das diferentes maneiras que as cartas saem e os dados são lançados. Este jogo é uma verdadeira batalha de inteligência.
Tema: mesmo se você não é um entusiasta da Guerra Fria ou um fã de história, a mecânica deste jogo ainda vale a pena a experiência. Dito isto, o tema ainda teve um efeito sobre mim, e me deixou curioso para saber mais sobre a Guerra Fria. Alguns dos eventos que eu nunca tinha aprendido na escola, e são tão oportunos e importantes como sempre foram. (Por exemplo, eu não tinha ideia de que Reagan bombardeou a Líbia). Há realmente uma lição completa da história oculta dentro deste jogo. A mecânica também perpetua o medo e a paranoia da Guerra Fria, enquanto você encontra-se nervosamente à espera para ver o que seu oponente fará no momento seguinte. É também um lembrete desagradável de que esta guerra foi principalmente combatida com vidas que não eram nem soviéticas nem americanas. Se você é um fã de história, e especialmente se você achar fascinante a Guerra Fria, você definitivamente deve conferir este jogo.
Diversão: nem todo mundo vai gostar deste jogo. Há fortes oscilações de sorte, e é um constante vai-e-vem, batalha de “colocar e tirar” até o fim. Mas se você gosta de jogos com um nível alto de blefe, e jogos de cartas como Magic ou Netrunner, este é o auge. É isso. Essa é a razão pela qual este foi o jogo # 1 durante muito tempo no ranking do BGG. Sim, ele é meio feio e é muito difícil de aprender, mas uma vez que você (e pelo menos um amigo) entendem o jogo, não existirá nada melhor do que ele em jogos de tabuleiro.
Se você ainda não experimentou Twilight Struggle, prepare-se para uma batalha árdua que vale a pena.