Por Brian Pierce
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1280159/general-impressions-after-first-play-madeira
Fiquei muito animado para jogar este jogo desde que eu o encontrei pela primeira vez. Ele combina uma de minhas mecânicas de jogo de tabuleiro favorita (colocação de dados), com o tipo de peso e cheio de decisão de jogo que eu amo. Eu gostaria de compartilhar minhas primeiras impressões do jogo para ajudar os outros a decidirem se este pode fazer parte de suas coleções.

Depois de jogar minha primeira partida, fiquei muito impressionado com a forma como o jogo se sente interligado em quase todos os aspectos. Há uma forte profundidade de tomada de decisão neste jogo, porque cada decisão tem múltiplas ramificações. É claro que isso vem de coisas óbvias, como colocar mais trabalhadores nos campos, abre a necessidade de pagar mais pão para eles no futuro. Mas há ainda mais profundidade enquanto você decide a ordem na qual tomar suas ações, qual dado usar e quando usá-lo, como equilibrar a otimização de cada ação assegurando que você está bem posicionado para o pedido de um rei, e o fato de que fazer uma ação com um dado de guilda também lhe dá a chance para uma ação adicional. Você realmente sente durante o jogo que cada decisão feita impacta de várias outras maneiras. É claro que isso pode levar a um pouco de “paralisia analítica” (AP), mas também faz com que você realmente considere cada movimento.

Eu também gostei da aleatoriedade que aparece nas posições dos vários pontos de colocação dos trabalhadores e a posição das peças de alianças. Claro que isso pode ser frustrante, mas é uma maneira muito interessante de fazer os jogadores adaptarem constantemente seus planos de longo prazo em face de novos desafios. O jogo gentilmente sugere que você faça uma alteração em seus planos de longo prazo e é melhor você ouvi-lo!

Falando dos dados piratas, esta é provavelmente a minha coisa favorita no jogo. É uma mecânica tão interessante para dar aos jogadores a opção de usar esses dados. Realmente fornece outra camada de tomada de decisão de um jogo já preenchido com opções interessantes. Claro que os dados piratas fazem grandes coisas - você começa uma ação extra livre, você não é obrigado a pagar ou pegar piratas quando os edifícios são resolvidos e você pode usá-los onde os seus adversários têm dados. No entanto, estes benefícios têm um preço - você tem que perder alguém do relógio da cidade (isso afetará a maioria) e você não vai conseguir ação de bônus do edifício. No topo de tudo isso está o fato de que os resultados da jogada de dados (1, 2 ou 3) pode influenciá-lo para um dado de alianças ou para um dado pirata. Eu tenho que pegar esses "3" dados de pirata ou o meu adversário irá pegá-los! É uma mecânica fantástica que adiciona uma camada inteiramente nova de profundidade estratégica em cima de um jogo já repleto dela.

E apenas uma dica final para os novos jogadores do jogo. Lembre-se de manter o acesso à madeira em todos os momentos!
Concluindo, eu só queria compartilhar minha emoção para este jogo. Se você está interessado em jogos de tabuleiro pesados, com jogos em que você sente como suas decisões realmente importam, eu sugiro que você olhe para Madeira. Certamente, ficará feliz como eu fiquei.