Laboratório do Mestre #15: Bang! Dice - Old Saloon
Olá galera, de volta para trazer para vocês mais um Laboratório do Mestre, e a expansão escolhida dessa vez foi Bang! The Dice Game Old Saloon. Nesse laboratório eu vou mostrar a vocês um pouco do que vem nessa expansão e minha opinião sobre os seus componentes e adicionais ao jogo base.
A expansão Old Saloon traz cinco novos módulos que podem ser adicionados ao jogo base, todos juntos ou separadamente, da maneira que os jogadores acharem melhor, sempre que forem iniciar uma partida os jogadores podem escolher quais módulos eles querem adicionar ao jogo base e assim deixar o jogo mais diversificado de uma partida para outra. Abaixo eu vou explicar como funcionam os cinco novos módulos que vem na expansão.
Módulo 1: The Loudmouth and the Coward
Esse módulo adiciona ao jogo base os dois novos dados que vêm nessa expansão, quando um jogador for fazer a sua jogada de dados ele pode optar por trocar um dos dados base por um dos dados do Old Saloon. Os dois novos dados são usados do mesmo modo que os dados do jogo base durante as suas jogadas, mas têm em suas faces resultados diferentes, vou listar abaixo os seus possíveis resultados de acordo com a sua face.
Os dados novos que vem na expansão.
Flecha Quebrada: essa face do dado lhe permite retornar um marcador de flecha que está com um jogador (inclusive você mesmo). Esse efeito não pode ser aplicado ao marcador de flecha do chefe (ver módulo 2).
Bala: receba um marcador de ferimento. Você rola o dado novamente assim como se tivesse caído o resultado de flecha.
Símbolos Duplos: a face de cerveja dupla pode ser usada como se fosse dois resultados de cervejas diferentes, logo ela pode ser usada para lhe curar duas vezes ou usar o resultado para curar dois jogadores diferentes.
Nova carta de referencia.
Bem, além das faces dos dados explicadas acima, todas as outras faces funcionam de forma idêntica ao jogo base. Esse módulo é bem legal e acredito que deve ser o principal módulo dessa expansão já que ele adiciona um dos principais componentes que vem, que são os novos dados, como ele é bem simples de se usar acredito que sempre vai estar em muitas das partidas que tenham a expansão.
Módulo 2: The Arrow of the Indian Chief
No início do jogo você pode adicionar a flecha do chefe a pilha de flecha do jogo base. Quando você tiver que pegar uma flecha da pilha você pode optar por pegar a flecha do chefe ao invés de uma flecha normal. Quando os índios atacam e se você possuir a flecha do chefe você vai receber dois pontos de dano por essa flecha, mas se você tiver a flecha do chefe e for o jogador com maior quantidade de flechas no jogo você não recebe nenhum ponto de dano.
Marcador de Flecha do Chefe.
Esse módulo da flecha do chefe é bem legal, mas não é o melhor módulo do jogo, mas ele torna o jogo em um jogo de opções, pegar muitas flechas e causar dano em todos na mesa e sair livre, ou arriscar em tentar pegar muitas flechas e se dar mal por isso, é quase uma loteria esse módulo, mas ele pode dá uma emoção a mais no jogo.
Módulo 3: Special Roles
Esse módulo dá ao jogo papeis um pouco diferentes ao jogadores que os da caixa base, basicamente eles são distribuídos da mesma forma que os papeis da caixa base, mas agora cada um dos papeis tem uma habilidade em especial que pode ser usada uma vez por jogo em determinado momento descrito na sua carta de papel. Quando quiser utilizar a habilidade de seu papel basta virar a sua carta para cima e mostrar aos jogadores o seu papel no jogo, então execute a habilidade, após revelado o seu papel no jogo todos vão saber o que você é.
“The Bear” O xerife
O jogador que for o xerife nesse módulo começa o jogo com 3 balas adicionais ao invés de duas.
“The Good” ajudante do Xerife
Revele essa carta no início do seu turno para se tornar o novo xerife da mesa, o antigo xerife se torna uma ajudante de xerife.
“The Doc” Ajudante de Xerife
Vire esta carta após uma rolagem de dados (sua ou de outro jogador), mude a face de um dos dados rolados para uma face a sua escolha.
“The Judge” Ajudante de Xerife
Revele essa carta após outro jogador revelar o seu papel, ao fazer isso anule o efeito do papel revelado pelo outro jogador.
“The Gambler” Fora da Lei
Revele esta carta após a sua última rolagem de dados de um jogador. Ele deve fazer uma nova rolagem com todos os dados e aceitar o novo resultado.
“The Bad” Fora da Lei
Revele esta carta quando um jogador for ganhar pontos de vida. Esse jogador não ganha pontos de vida.
“The Ugly” Fora da Lei
Revele esta carta no começo do seu turno. Troque as flechas pertencentes de dois jogadores (você pode escolher a si mesmo como alvo desse efeito).
“The Right Hand of the Devil” Renegado
Revele esta carta no final do seu turno. Jogue imediatamente outro turno.
“The Left Hand of the Devil” Renegado
Revele esta carta quando um jogador estiver sendo eliminado da partida. O jogador volta ao jogo com 2 pontos de vida e remove todas as flechas que estavam com ele (você pode usar esse efeito em você mesmo).
O módulo 3 dá aos papeis dos jogadores habilidades variadas que podem mudar muito o desenrolar de uma partida, mas sempre que esse jogador revelar o seu papel ele vai ficar exposto pelo resto da partida, o que pode ser uma desvantagem para ele. O módulo 3 dessa expansão é até legal, mas eu particularmente prefiro jogar com papeis secretos durante toda a partida, deixa o jogo mais tenso e ainda possibilita uma parte do jogo que eu gosto muito que é o blefe.
Módulo 4: A Posse of New Characters
Basicamente esse módulo adiciona novos personagens ao jogo base, basta apenas embaralhar os novos personagens com os antigos e distribuí-los normalmente. Lembrando que alguns dos novos personagens tem seus efeitos ativos com alguns dos módulos dessa expansão, logo se não estiver usando esses módulos que ativam as habilidades de determinados personagens remova-os durante a distribuição.
Bem, ao total são 8 novos personagens, eu vou mostrar todos aqui, mas vou falar apenas de alguns que me chamaram mais atenção para que o material não fique grande demais.
José Delgado e Tequila Joe
Basicamente esses personagens podem fazer com que você adicione um dos dois dados a sua rolagem normal de dados, fazendo assim que o seu total de dados se torne 6 ao invés de 5, mas cada personagem pode adicionar apenas um dos dados em específico, José Delgado adiciona o Loudmouth e Tequila Joe adiciona o Coward.
São bons personagens, pois podem sempre adicionar o dado em todas as suas rolagens, tendo sempre uma vantagem contra todos os jogadores em todas as rodadas, gostei muito desses dois personagens, o problema é que eles tem uma quantidade de pontos de vida abaixo da média.
Elena Fuentes
Sempre que você rola um ou mais resultados de Flecha, você pode dar um dos marcadores de flecha que você ia receber para outro jogador.
Cara, isso é muito forte, você praticamente nunca vai ter marcadores de flecha sobre o seu personagem, logo, você muito dificilmente vai receber dano quando os índios atacarem, é um dos personagens mais forte dessa expansão na minha opinião.
Vera Custer
Sempre que você perder pontos de vida por dano simples de um ou dois de distância você recebe 1 ponto de dano a menos.
Essa personagem é bem legal, pois para alguém causar dano em você vai sempre ter que tirar mais de dois resultados de ataque, logo, se torna bem mais complicado de lhe matar durante uma partida, essa personagem é muito boa para ser xerife em uma partida.
Doc Holyday
Sempre que você tira 3 ou mais resultados de acerto você recupera 2 pontos de vida.
Outro personagem bem forte, pois a sua habilidade é um combo muito bom, pois além de estar atacado um inimigos com muito dano ele ainda vai estar se curando em uma boa quantidade de pontos de vida, logo isso faz com que você mate muito rapidamente os seus inimigos e ainda lhe mantenha por muito tempo no jogo, o único problema mesmo é tirar a quantidade de acertos necessários.
Muitos dos personagens da expansão são ótimos, na verdade há mais personagens bons que ruins, e eles se encaixam muito bem com os personagens da caixa base, mas é uma pena que alguns apenas sejam válidos para jogar com determinado módulo, pois pode ter alguns jogadores que não gostem de certo módulo onde esses personagens podem ser usados, assim ele não vai aproveitar 100% da expansão.
Módulo 5: The Ghost
Esse módulo permite que o primeiro jogador eliminado da partida (que não seja o xerife) jogue como um fantasma. Ele vira a sua carta que mostra o seu papel no jogo e coloca a carta de fantasma sobre ela. Você continua jogando como se fosse parte da sua equipe, mas caso você seja o renegado você se torna um dos seguintes papeis abaixo:
Quando você está jogando de fantasma o seu personagem perde todas as suas habilidades e você não pode usar mais a habilidade especial do seu papel no jogo. Você recebe as 7 fichas de fantasma e a partir de agora você só rola apenas dois dados por turno, mas você ainda tem duas rerrolagens normalmente. Sempre depois que rolar os dados escolha um dos resultados e o dê a um dos jogadores a sua escolha, dê ao jogador o token referente ao resultado do dado.
Na sua próxima rolagem de dados o jogador alvo deve mudar imediatamente um dos seus dados para a face do token que o fantasma deu a ele, esse dado não é rolado normalmente como os outros, mas ativa o seu efeito como se tivesse sido rolado.
Parte de traz da carta de Fantasma.
Bem, eu não gostei muito desse módulo não, na verdade para mim esse é o módulo mais fraco dessa expansão, como a ideia inicial do Bang! Dice é ser rápido, esse módulo pode atrapalhar e estender a partida um pouco mais, o que não me agradou muito, eu particularmente quase nunca jogo com esse módulo, mas pode ser que haja muitos jogadores que gostem dele.
Considerações Sobre a Expansão
Eu já era muito fã do Bang Card game, acho o jogo muito bom, e quando o adquiri jogamos tantas partidas que o jogo se tornou velho em um mês, mas o Bang cardgame tinha um grande problema que é o mesmo que acontece com Munchkin, as suas partidas podiam ser rápidas, coisa de 20 a 30 minutos, como podia durar horas, e isso as vezes não era muito legal, pois estender por muito tempo uma partida de Bang deixa o jogo muito monótono e cansativo (assim como o Munchkin), ai eu conheci o Bang! Dice, ele basicamente corrigiu o erro de tempo do cardgame e adicionou um fator sorte (o que para mim não é problema) e essa expansão traz mudanças consideráveis para o jogo base, são 5 possíveis modos diferentes de jogo que os jogadores podem adicionar ao já muito bom Bang! Dice, deixando assim o jogo ainda mais diversificado.
Cartas dos personagens da expansão Old Saloon.
Por mais que alguns dos seus módulos não tenham me agradado muito, eles podem ter agradado a outros jogadores, mas mesmo um grupo se agradando de todos os módulos acredito que o jogo fique muito bagunçado quando jogado com todos juntos ao mesmo tempo, logo, é sempre bom usar apenas uns 2 ou 3 módulos quando estiver jogando, para que as coisas não fiquem muito confusas na mesa, afinal Bang! Dice é para ser um jogo simples e rápido.
Componentes da expansão.
Essa expansão é algo bem interessante para os jogadores que já gostaram do Bang! Dice, é barata e traz um conteúdo muito bom, recomendo muito aos jogadores esse ótimo jogo.
Material do canal falando brevemente sobre o Bang! Dice:
Mais material sobre outros Laboratórios do Mestre do canal: