Postagem do Canal!
Publicado originalmente no The Meeple in the Middle
Se gostou do nosso conteúdo, assine nosso canal na Ludopedia e siga nosso BLOG
Curta, divulgue e compartilhe nossa página no Facebook e no Instagram
Na alvorada do dia 24 de fevereiro de 1895, o som do trovão acordou Londres. Uma enorme coluna de fumaça sinalizava a catástrofe: Uma bomba tinha explodido das Casas do Parlamento. As forças de segurança reagiram imediatamente e prenderam nas proximidades, Michael Chapman. Mycroft Holmes está encarregado de investigar a explosão e seu irmão Sherlock foi contratado pela família de Michael para provar sua inocência. O duelo entre as duas mentes mais brilhantes de Londres começa!
No jogo cada jogador assume o papel de um dos irmãos, Sherlock ou Mycroft e o objetivo é coletar mais pistas, sendo que o jogador com mais pistas ao final da partida é o vencedor.
Existem pistas numeradas de 3 a 9 sendo que cada pista possui a quantidade de cartas do número dela (ex: existem 9 pistas número 9, 8 pistas número 8 e assim sucessivamente). Além disso existem 5 fragmentos do mapa que pontuam de acordo com a quantidade deles que você possuir. O jogo também possui cartas coringas que poderão ser usadas em qualquer conjunto de pistas.
Pistas...
O jogo funciona da seguinte maneira: Cada jogador recebe três marcadores de ação (meeples) e cinco marcadores de investigação (lupas) e deverá interagir com os personagens que vão aparecendo no tabuleiro. Essa interação com os personagens lhe permitirá coletar pistas, coletar marcadores de investigação, descartar pistas,troca-las, etc.
O jogo conta com 12 personagens, sendo que três deles são fixos e colocados no início do jogo, sendo o Dr. Watson, a senhora Hudson e o inspetor Lestrade. O jogo se passa em 7 dias sendo que a cada dia um personagem novo é revelado, portanto você nunca sabe de antemão quais personagens aparecerão e em qual ordem, o que muda bastante as estratégias e possibilidades de jogo.
No seu turno você deve colocar um marcador de ação (meeple) em um dos personagens e fazer o que ele lhe permite. O próximo jogador faz o mesmo até que todos tenham usado seus três marcadores. Com isso a rodada se encerra, um novo personagem é revelado e os jogadores começam a alocar seus marcadores de ação novamente.
No canto superior esquerdo o local dos personagens fixos e os dias
Ao lado do tabuleiro dos personagens está o baralho com as pistas, e no começo do jogo são colocadas 4 pistas com a face virada para cima, serão essas pistas que estarão à disposição dos jogadores durante a partida (salvo quando algum personagem permitir que você compre pistas diretamente do baralho).
Vamos agora examinar o que cada personagem faz:
Dr. Watson - Permite que você gaste 1 marcador de investigação para coletar 1 pista visível.
Senhora Hudson - Lhe fornece 3 marcadores de investigação da reserva.
Inspetor Lestrade - Gaste 3 marcadores de investigação para coletar 2 pistas visíveis
Irene Adler - PAGUE (o manual em português está errado, confirmei isso com o criador do jogo no Board Game Geek) o número da semana em que Irene apareceu em marcadores de investigação (ex: se ela apareceu no dia 3, pague 3 marcadores) em seguida pegue uma pista da área visível do seu oponente e adicione-a as suas pistas escondidas.
Inspetor Gregson - Você pode obter de 1 a 3 pistas da linha visível pagando 2,4 ou 6 marcadores de investigação respectivamente.
Wiggins - Receba 5 marcadores de investigação.
Langdale Pike - Pegue de 1 a 3 pistas do baralho pagando 1 marcador de investigação para cada, em seguida descarte até ficar com apenas 1, colocando-a na área escondida de seu espaço de jogo.
Toby - Receba marcadores de investigação de acordo com a quantidade de tipos de pista (Ex: se você tem 4 tipos de pistas, recebe 4 marcadores de investigação).
Shinwell "Porcão" Johnson - Descarte de 1 a 3 pistas da área visível.
Billy, o mensageiro do hotel - Descarte uma pista da sua área de jogo e receba o valor dela em marcadores de investigação menos o dia em que Billy apareceu (ex: Billy está no dia 3, se eu descartar uma pista valor 7 recebo 4 marcadores de investigação, sendo 7-3=4).
Von Kram'm - Pegue uma pista da área visível, e seu oponente pode pagar um marcador de investigação para obter uma pista do baralho, deixando-a na sua área escondida.
Violet Hunter - Troque uma pista de sua área de jogo por uma pista da área visível.
Além desses personagens, existem 3 cartas opcionais que podem ser adicionadas para deixar o jogo ainda mais tático, são:
Sherlock / Mycroft (frente e verso) - Permite pegar uma pista da área visível e coloca-la horizontalmente, imune a qualquer tipo de efeito, sendo possível coloca-la em jogo quando obtiver algum poder de pegar pistas.
James Moriarty - Descarte uma pista e 2 marcadores de investigação 2 vezes.
Sebastian Moran - Deite um dos seus marcadores de ação (com isso naquele turno você fará somente 2 interações com personagens, ao invés de 3).
Assim que o personagem do sétimo dia for revelado, os jogadores fazem as interações normalmente e ao final contam os pontos.
A contagem de pontos é muito interessante, pois somente o jogador com a maior de cada tipo de pista irá pontuar, ou seja, se eu tiver a minoria de todas as pistas eu não pontuarei nada.
Além disso a contagem de pontos é feita da seguinte maneira: o valor da pista menos a quantidade delas que se oponente tem, sempre do mesmo tipo (ex: Tenho 6 pistas 8, e meu oponente tem 1 pista 8, então eu vou pontuar 8-1, ganhando 7 pontos pela pista 8).
Se você conseguir todas as pistas de um mesmo tipo você recebe um bônus de 3 pontos (ex: eu tenho 4 pistas 4, ou seja, tenho todas as pistas 4, isso me garante 4 pontos mais 3 pontos de bônus, totalizando 7).
Os fragmentos de mapa pontuam de acordo com a quantidade de cada um (sendo que existem somente 5 no jogo)
É um jogo muito, mas muito interessante para dois jogadores. Você precisa ficar atento as pistas que seu oponente está coletando, para eventualmente também coletar algumas do mesmo tipo, caso contrário a pontuação dele será alta se ele conseguir todas do mesmo tipo.
Outro fator muito bacana são as interações e possibilidades entre os personagens que vão aparecendo no jogo. O dia em que alguns aparecem faz toda a diferença, e o momento de usa-los também, pois com exceção dos três fixos (Dr. Watson, senhora Hudson e o Inspetor Lestrade) caso algum personagem seja visitado por ambos os jogadores na mesma rodada, ele é considerado "usado" e fica indisponível no próximo turno, só retornando posteriormente. Isso eventualmente tirará alguns personagens em certos momentos, tornando o aspecto tático do jogo ainda mais interessante.
E por último as cartas opcionais deixam o jogo mais interessante e com muitas maneiras de lidar com as situações, pois elas aparecem de maneira inesperada e podem lhe obrigar a repensar sua estratégia inicial.
Um jogo com tabuleiro, meeples, belas cartas, marcadores de investigação, tudo isso numa pequena mas caixa, por algo na faixa de R$70,00.
É obrigatório para dois jogadores, para partidas rápidas mas com bastante interação, estratégias e decisões táticas. No começo pode haver certa dificuldade em lembrar o que cada personagem faz exatamente, mas o manual é claro e a iconografia vai se tornando mais clara depois de 2-3 partidas.
Quem será o melhor investigador? Venha descobrir em "Holmes, Sherloc & Mycroft".