joaoclaudio::GSampaio::Ao meu ver todo cooperativo pode sofrer nas mãos de um alpha player.
No caso do Robinson, é só imaginar um cenário onde a pessoa responsável por ensinar as regras tem mais conhecimento que os outros jogadores e faz uso desse conhecimento pra ditar quando certas habilidades devem ou não serem usadas, sem levar em consideração o fato do jogador que controla o personagem querer usar ela ou não. Numa situação dessas, se o jogador simplesmente aceitar a opinião por considerar que o mais experiente realmente possui mais conhecimento sobre o jogo, já está ocorrendo o tal problema de alpha player.
Como já disseram, esse problema é exclusivamente relacionado ao grupo, nunca ao jogo.
Pra mim pode usar a habilidade já usa, vai ficar esperando perder determinação ou o recurso?
Habilidades de cura que devem ser usadas mais pensadas, pois se acabou de passar das seta de moral curar um só para perder mais um de moral na frente é osso.
Agora se alguém joga pelo outro é pq o jogador deixa. Essa crítica de alpha player estraga coop para mim é muito rasa.
Mas aí é simplesmente a sua opinião de como as habilidades devem ser usadas. O Robinson é um jogo com muitas variáveis, não tem como advinhar qual evento vai vir ou como vai ser a rolagem do clima, portanto o uso de uma habilidade nunca é 100%.
De qualquer forma, o ponto do meu post anterior nem era entrar na minúcia de quando habilidades devem ser usadas, e sim apontar uma situação que pode ocorrer esse problema de alpha.
Quanto a isso de estragar os cooperativos, é algo que também depende totalmente do grupo. Já tive partidas de Eldritch que o turno de alguns jogadores foi inteiramente "jogado por outro jogador", mas mesmo assim todo mundo adorou a partida.