(Post publicado originalmente no blog Play, You Fools!)
Nós somos galinhas trabalhando em um fast food de minhocas mundialmente famoso, o Johnny Rooster Roaster, situado em Chickentown, Kentucky. Nossa função é servir o maior número possível de clientes galináceos com os deliciosos vermes torradinhos na chapa. A demanda é enorme, pois galinhas de todo o mundo visitam a lanchonete, ansiosas para colocar as patas sobre as diferentes especialidades da casa, como minhocas ao curry, com batatas assadas ou ao estilo Frankfurt.
Pickomino é um jogo simples e descontraído do
incansável prolífico designer alemão Reiner Knizia. Ele se resume a 8 dados e um conjunto de peças retangulares semelhantes às de dominó, mas numeradas de 21 a 36 e ilustradas com minhocas sorridentes – cada peça tem entre 1 e 4 minhocas. Os dados têm cinco faces numeradas (de 1 a 5) e a sexta com o desenho de uma minhoca (sorridente, claro). O objetivo dos jogadores é coletar mais vermes que os seus oponentes e mostrar quem é a galinha mais eficiente da área.
Para isso, o jogador rola os oito dados, separa os resultados em conjuntos de valores iguais e escolhe um dos conjuntos pra si. Se não se der por satisfeito, ele pode re-rolar os dados que sobraram, repetindo o processo de rolar, separar e escolher um conjunto, até que tenha selecionado dados com os seis valores possíveis ou não tenha mais dados pra jogar (ou simplesmente decida parar). Mas se em uma re-rolagem dessas o jogador obtiver apenas valores que ele já tenha selecionado pra sua reserva de dados, ele perde a vez.
Outro ponto importante é que, em uma das rolagens de dados, o jogador precisa obter (e guardar) pelo menos uma minhoca. Se não conseguir obter nenhuma minhoca, também perde a vez.
Caso não tenha perdido a jogada, o jogador deve somar os dados reservados e coletar uma peça do centro da mesa cujo valor seja igual ou menor que o resultado obtido. Pra esse somatório, a face com a minhoca desenhada vale 5 pontos. Ele deve ir formando uma pilha com as peças coletadas. Se a soma dos dados der o valor exato da peça no topo da pilha de um de seus oponentes, o jogador pode gentilmente roubar aquela peça ao invés de pegar uma peça do centro. Galinhas podem ser traiçoeiras às vezes!
Quando falha, o jogador não só perde a vez como também é obrigado a devolver a peça no topo de sua pilha para a mesa. E neste momento, a peça com maior valor disposta na mesa é retirada do jogo. Quando não houver mais peças pra pegar, o jogo termina. Os jogadores somam as minhocas (não os números!) das peças coletadas e aquele que conseguiu mais vermes assados é o vencedor.
Em uma primeira olhada, Pickomino parece ser um jogo de pura sorte. Mas a verdade é que ele alia o fator sorte com alguma dose de estratégia na obtenção das pecinhas. Às vezes é necessário arriscar e rolar os dados mais uma vez pra tentar roubar a peça do amiguinho ao invés de simplesmente se contentar com uma peça de valor menor no centro da mesa. A mecânica de press your luck (ou “force sua sorte”) é muito bem empregada, sendo o ponto alto do jogo por trazer tensão e diversão na medida certa. Não é um jogo que exija muito raciocínio e estratégias (pra isso Knizia fez o Tigris & Euphrates e mais uns 200 outros jogos), mas em uma roda de jogatina casual e despretensiosa, pode ser uma ótima pedida!
FICHA TÉCNICA:
Nº de Jogadores: 2 – 7 /
Idade: a partir de 8 anos /
Duração: 20 minutos /
Mecânicas: Dice Rolling, Press Your Luck
Nível estratégico:
Complexidade:
Fator sorte:
Componentes:
Interação: