Olá boardgamers! Fiz uma coletânea das Melhores house rules que encontrei para incrementar e equilibrar a experiência do Spartacus: Um jogo de Sangue e Traições, que veio ao Brasil pela Kronos Games.
Tentei escolher/adaptar as melhores regras que encontrei nos fóruns, sem alterar muito o tempo de jogo(que já é longo) e a temática que nos é apresentada na série. Estou sempre aberto a outras sugestões para aumentar/alterar a lista.
REGRAS ESSENCIAIS
Recomendo que joguem com as regras abaixo.
O VERDADEIRO CAMPEÃO – Uma vez obtido o título de campeão, este automaticamente passa para quem o vencer em duelo 1x1. Se outro jogador receber o marcador de campeão, seu dominus não recebe o extra ponto de influência até ser vitorioso contra o primeiro campeão. Um combate com dois campeões garante um ponto extra ao Anfitrião.
UMA QUEDA DESSA ALTURA – Quando o campeão não puder ser executado, este perde popularidade, removendo um marcador de favor, restando 2, e removendo seu título.
AQUELE QUE TROUXE A CHUVA – Dados de iniciativa são comparados como os outros dados. O maior dado rolado vence a iniciativa. No caso de empate, o segundo maior dado vence a iniciativa. No caso de empate em todos os dados, e nenhum dos dois dominus possuir mais dados de iniciativa, deverão rolar novamente.
*no caso do gladiador promo Dolor, seu adversário deve rolar um dado a menos, se possível.
SUCUMBA AO PRAZER DA MULTIDÃO – O Anfitrião pode declarar um Primus sem que sua influência tenha alcançado 10 pontos, desde que consiga suporte de outro(s) dominus para tal ato. Nesse caso, apenas o Anfitrião ganha a influência. Uma vez que esse suporte não se dá durante a fase de intriga, a regra especial do dominus Varinius não é aplicada.
MEU PAU SOBE ATÉ OS CÉUS - O jogo só acaba após a fase da arena. Se alguém terminou a fase de intriga com 12 de influência(ou o limite imposto para a vitória), os jogadores não podem mais trocar moedas ou cartas de mercado entre si até o final do jogo. Caso exista mais de um jogador com 12 de influência, o anfitrião deve convida-los para a arena . Quem sair vitorioso vence o jogo.
REGRAS OPCIONAIS
As regras abaixo apenas funcionam para quem pretende um jogo um pouco diferente, com mais batalhas e recompensas.
ENVIEM PARA AS MINAS - os escravos e gladiadores iniciais (de borda branca) não entram no deck de Mercado após a fase de distribuição de recursos para as casas. Isso faz com que o mercado tenha uma chance de rotacionar mais as cartas, mesmo que não tão significativa. [créditos: @Moloch]
*Essa regra pode enfraquecer a casa batiatus.
APOSTE NAQUELE COM O PAU DE CAVALO – Na rara situação que um dominus acreditar que seu campeão é invencível, este pode solicitar ao Anfitrião para que ocorra um Primus Especial. Nesse evento o campeão enfrentará um time de oponentes. Para cada oponente extra que o dominus solicitar, o dominus recebe 1 ponto de influência extra, caso seu campeão ganhe. Contudo, caso seja derrotado, este perderá um ponto de influência para cada oponente extra. Além disso, o anfitrião do Primus especial recebe um ponto adicional de influência por sediar o evento. Caso o campeão seja vencido, o gladiador que realizou o ataque que o tirou do combate automaticamente recebe o marcador de campeão, enquanto os outros participantes recebem um marcador de favor (inclusive os que ficaram rendidos ou feridos).
*Essa regra pode garantir um boost não esperado na influência.
NEM TODA AVENTURA ACABA EM CLÍMAX - Se ninguém der um lance para uma carta, abre-se outra ao final do mercado, podendo abrir Uma mais do máximo por rodada do mercado. [créditos: @Moloch]
*Existe a possibilidade das cartas de mercado acabar num jogo longo.
PREÇO DOS GUARDAS - o baralho de intriga deixa-se somente um número de cartas de guarda igual a 4 ou 5 para cada jogador, totalizando no máximo 20 guardas numa partida com 4 jogadores. Isso faz com que as cartas de guarda ganhem um valor muito maior no jogo e as estratégias de intriga tenham efeito muito mais rápido, aceleram um pouco mais as partidas, movimentando bastante a dinâmica entre os jogadores. [créditos: @Moloch]
*Essa regra pode enfraquecer a casa Glaber e fortalecer a casa Varinius
Deus da Arena - Após o final do jogo ocorre um primus com um gladiador de cada casa, sendo Cada um por si para determinar qual gladiador será liberto da escravidão. Apenas uma regra de roleplay, pois não define jogador vencedor.
*Nao há função de gameplay dessa regra.
A Cova - Um dominus pode mandar para a cova um gladiador que tenha perdido a arena e sobrevivido pagando um ponto de influência. Quando o fizer, o gladiador deve lutar com os gladiadores da pilha de gladiadores iniciais que não foram utilizados. A cada vitória o dominus alvo recebe um denário, e só para de lutar quando seu gladiador estiver ferido ou morto. Os dados perdidos nos combates não são recuperados até o fim desse evento. Os jogadores podem apostar normalmente.
*Pode fazer a partida demorar mais.
O Caminho do Campeão - Além de chegar ao nível 12 de influência, o Dominus precisa possuir pelo menos um gladiador com status de "Campeão". No momento em que o jogador com esse nível de influência conquistar o seu token de "Campeão" com algum gladiador, o jogo termina. Se dois jogadores terminarem empatados em influência e com dois campeões, esses deverão fazer uma luta final.[Gustavo Costa]
[ultima atualização: 09/04/2017]
MECÂNICAS ALTERNATIVAS
FIM DE JOGO
Jogo rápido : 5 - 10 de influência
Jogo médio: 3 - 10 de influência
Jogo longo: 1 - 12 de influência
*Esse modo faz com que o jogo seja mais explorado no questão de solicitar influência aos outros jogadores.
Traduzido de sugestões sobre regras da casa dos links abaixo. Algumas delas modifiquei e outras adaptei de acordo com o próprio feedback do fórum do BGG:
https://boardgamegeek.com/thread/1337935/spartacus-house-rules
https://boardgamegeek.com/thread/1430169/recommended-house-rules
https://boardgamegeek.com/thread/986040/some-house-rules
https://boardgamegeek.com/thread/1092332/house-rules-make-game-more-fun-and-realistic
https://www.ludopedia.com.br/lista/7133/jogos-fantasticos-mas-eu-tive-problemas