O Que da para Jogar? #03: Tinco
Olá galera, de volta para trazer para vocês mais um “O que dá para jogar?”, sempre com jogos rápidos que servem para iniciar ou fechar uma noite de jogos no seu grupo.
Temática
Alguém me corrija se eu estiver errado, procurei o meu manual do jogo e não achei, então estou fazendo essa parte apenas a partir da lembrança que eu tenho de quando li o manual pela primeira vez.
O seu mestre o manda em uma viagem para coletar os ensinamentos dos animais sagrados, você deve durante a sua viagem coletar informações sobre o estilo de alguns animais, informações que você deve conseguir através de negociações com outros viajantes que você vai encontrando durante a sua peregrinação.
Sobre o Jogo
Em Tinco os jogadores estão sempre atrás da combinação perfeita de cartas para completar o seu treinamento e estão constantemente trocando cartas da sua mão com outros jogadores.
Durante toda a partida os jogadores fazem ações simultâneas a qualquer momento, sempre trocando uma determinada quantidade de cartas da sua mão com qualquer outro jogador na mesa. Os jogadores devem formar uma determinada quantidade de cartas iguais na mão (dependendo do número de jogadores) e ainda pegar sorrateiramente uma das peças de medalhão que fica no centro da mesa para ganhar uma rodada.
O jogo segue nesse esquema até que um jogador tenha ganhado um número de rodadas determinado no começo da partida (nas regras do jogo são de 5 vitórias, mas pode diminuir para ficar mais rápido), mas uma grande sacada do jogo é que você precisa ter uma parte do medalhão para ganhar a rodada, mesmo fazendo uma quantidade de cartas necessárias você não ganha se não tiver uma das partes do medalhão, aí é que entra a complicação, a quantidade de medalhões em jogo é sempre um número a menos do que a quantidade de jogadores, então você tem que ser bem rápido na hora de montar sua mão e na hora de pegar uma das partes do medalhão.
As regras do jogo são bem simples, mas o jogo é bem frenético, sempre acontecendo constantes trocas de cartas na mesa entre todos os jogadores, e muitas vezes você fica meio que perdido no meio de tanta gente oferecendo cartas na mesa.
Considerações sobre o Jogo
Tinco é um jogo extremamente frenético e agitado e quanto maior a quantidade de jogadores mais frenética vai ficar a partida. Quando esse jogo foi pela primeira vez a mesa aqui no nosso grupo parecia uma feira de ofertas, seis pessoas gritando e oferecendo cartas ao redor da mesa, só se via mão passando e voltando com cartas e muitas vezes quando alguém lesava todas as partes do medalhão já tinham sido pegas pelos jogadores.
Esse é um dos melhores jogos que eu tenho para iniciar ou fechar com meu grupo, é diversão garantida, quando ele vai a mesa sempre jogamos mais de uma partida, muitas vezes passamos a noite jogando só ele. Um jogo extremamente barato e muito, muito divertido.
Pagina do facebook do canal:
O Que da Para Jogar? #01: Bang Dice
O Que da para Jogar #02: Parade