Pessoal, segue a primeira parte de um artigo traduzido que deve ser muito útil para os Designers de jogos e para os playtesters. Nesse post, o autor e game designer Luke Laurie explica o que deve e o que não se deve fazer quando você é o designer ou o jogador durante um playtest.
Como fazer Playtest – Parte 1 "Defina as diretrizes"
Fazer playtesting de jogos pode ser divertido, apreciativo e produtivo. Mas também pode ser decepcionante, frustrante e desconfortável. Pior ainda, as vezes, fazer playtesting é simplesmente um desperdício de tempo. Com os melhores jogos ainda para serem feitos, precisamos garantir que os protótipos estão recebendo testes sólidos e feedbacks produtivo. Esta série irá explorar as muitas facetas do playtesting.
Defina as diretrizes para o sucesso
Uma das chaves para um bom playtesting é estabelecer normas de conduta e criar um ambiente propício para o trabalho produtivo. Ao invés de caminhar por locais aleatóriamente e colocar o seu jogo na frente de estranhos desavisados, é aconselhável criar um ambiente que irá promover um trabalho produtivo.
Recentemente, ocorreu um evento chamado
Celesticon na Califórnia, que eu tive a oportunidade de definir as diretrizes, não só para meu próprio playtest, mas para os playtests que ocorreriam ao longo do fim de semana.
Durante toda a convenção, tivemos uma sala com 50 pessoas designadas exclusivamente para fazer os playtesting – não era demonstração, não era venda, não era lançamento, não era torneio, apenas playtesting. Neste espaço, tivemos um ambiente controlado, uma abundância de playtesters, e a autoridade para definir nossas próprias regras.
Eu organizei no sábado de manhã uma sessão de orientação com a participação do maior número de participantes possível. Durante esta sessão, eu me concentrei em definir as regras para garantir que seriam playtests produtivos, e para evitar alguns dos problemas que poderiam prejudicar a experiência dos playtesting. Eu forneci um folheto para todos os participantes e fiz uma palestra enfatizando as diretrizes de playtesting.
Celesticon foi muito bem sucedida e produtiva para os participantes. Nas pesquisas após o evento, os designers relataram, em média, que os seus playtests foram "muito proveitosos" com muitos feedbacks importantes. Eu acredito que as diretrizes que estabelecemos no início foram parte fundamental desse sucesso.
Diretrizes para o playtesting
A principal diretriz para a Celesticon foi esta: "Esperamos que os participantes deem todo o tempo que eles recebem - em outras palavras: Movimentem seus próprios jogos, mas também joguem os jogos dos outros". Além disso, eu estabeleci as seguintes diretrizes específicas:
Para os designers
Faça:
- Seja educado e paciente com seus playtesters. Fazendo o playtesting do seu jogo, essas pessoas estão fazendo um favor para você. Eles nem sempre vão entender tudo o que você diz, eles vão cometer erros no jogo, e eles vão fazer você repetir novamente. Dito isto, qualquer um deles pode ter uma sugestão que realmente vai ajudar o seu jogo. Talvez venham a ser fortes apoiadores do seu trabalho. Melhor ainda, talvez eles estão conectados a uma grande editora e eles poderão assinar um contrato com você. Se você é educado, você vai manter as linhas de comunicação abertas.
- Ajuste a sua explicação e ensino ao nível de experiência e estilo dos seus jogadores. Pergunte a seus jogadores se eles já jogaram jogos que possuiam mecânicas ou estratégias semelhante ao seu jogo. Se assim for, você pode comparar o seu jogo com outros jogos para fazer o processo de ensino ficar mais fácil. Descubra se seus jogadores costumam jogar jogos leves, médio ou pesados, e mantenha o seu nível de experiência e suas preferências em mente durante todo o playtest.
- Seja claro sobre o tema, mecânica e estágio de desenvolvimento do seu jogo. Verifique se os seus playtesters sabem o que eles estão recebendo. Depois de descrever o jogo em detalhes, de a seus jogadores um tempo para pensar. Se ainda estiverem interessados, eles serão jogadores comprometidos. Se o seu jogo não é o que eles estavam procurando, deixe-os ir procurar outro jogo que se adapte ao seu interesse ou habilidade.
- Seja respeitoso com o tempo. Este é um grande problema. Deixe os jogadores saberem quanto tempo o jogo vai demorar, e mantenha essa duração. Se o seu jogo está demorando muito, sugiro que você termine o playtest - ou se os jogadores desejarem, você pode deixar o tempo passar. Mas não deixe o tempo passar muito. Se o jogo leva muito tempo, seus playtesters podem não ficar muito para lhe dar o feedback. Se o seu playtest não está indo como planejado e o jogo está com grandes problemas, pare. Reconheça que você aprendeu que existem grandes problemas e converse sobre isso com seus playtesters. Você não é obrigado a terminar todos os jogos.
- Sinta-se livre para fazer revisões e mudanças das regras no local. Se você reconhecer problemas que podem ser facilmente alterados, faça as alterações. Pense no seu playtest como se você estivesse cozinhando uma refeição, e assim que começar a provar o que está cozinhando, você pode perceber algo que realmente precisa acrescentar. Escreva nas suas cartas, pegue algumas peças extras, ou remova partes que não estão funcionando - desde que você não faça as pessoas esperarem muito.
- Use formulários de feedback. É uma boa idéia obter feedback escrito, por uma variedade de razões. Às vezes algumas sugestões / reclamações / críticas são mais fáceis de explicar, por escrito, do que verbalmente. Para o designer, comentários escritos são mais difíceis de ignorar. Deixar os jogadores escrever feedbacks, fazem os jogadores perceberem que você leva os seus comentários a sério. Mesmo quando eles não estão escrevendo nos formulários, você deve fazer suas próprias anotações de feedback verbal. Uma idéia que soa ultrajante para você no momento, pode fazer todo o sentido para você mais tarde quando você rever essas notas.
Não Faça:
- Não dar aos jogadores todas as regras de uma só vez. Dê aos jogadores apenas a informação suficiente para jogar. Responda às suas perguntas. Adicione mais informações quando for pertinente. Evite contar a história ou justificativa para os vários elementos do seu jogo, essa informação pode ser uma distração para os jogadores que estão tentando experimentar e testar o jogo como ele é.
- Não acampe nas mesas nas salas de playtest. Durante um evento sem horário definido, é importante deixar o espaço disponível para os designers e os jogadores que vão fazer o playtest. Uma vez que você termine um playtest, desocupe a mesa para outro designer usar, a menos que há uma abundância de mesas vazias.
- Não fique na defensiva quando você receber feedback. É quase certo que você vai ouvir coisas que não gosta e não concorda. Ouça estas observações, tentar entender o seu sentimento ou perspectiva, e tente discernir as origens da sua perspectiva. Então, pegue esses comentários e arquive com todos os outros comentários. Tenha em mente que esse feedback pode ser por causa da exposição limitada ao seu jogo - relacionado a este ser jogado pela primeira vez. Independente do que fizer, não fale aos playtester que eles estão errados. Aceite o fato de que o jogo provavelmente tem problemas, e mesmo que seja fabuloso, algumas pessoas vão odiar o seu jogo, não importa o que faça, mesmo se ele for o próximo The Settlers of Catan ou Dominion.
- Não faça perguntas sugestivas a seus playtesters: "O meu jogo não é incrível ?!" Adivinha, você não vai aprender nada com isso, não importa como eles respondam. Não se iluda se eles disserem que sim (mesmo que você saiba que seu jogo é realmente incrível).
Para os jogadores/playtesters
Faça:
- Escolha a jogos para playtest que se encaixam às suas preferências de jogos e estilo. Você pode fazer suas experiências de playtesting mais agradáveis, escolhendo os jogos dentro do espectro de jogos que normalmente gosta de jogar. Se você estiver familiarizado com outros jogos dentro do mesmo gênero ou mecânica, você vai ter conhecimento e ser capaz de oferecer feedback mais interessantes. Se você pisar fora de sua faixa usual de jogos, mantenha isso em mente quando você fornecer seu feedback.
- Tente o seu melhor para aprender as regras rapidamente, mas não se preocupe em saber todos os detalhes no início. Dê ao designer toda a sua atenção e concentração, para ajudar o playtest iniciar de forma rápida e sem problemas. Aceite descobrir algumas partes do jogo durante o andamento. Ganhar não é o seu objetivo-primário, o seu objetivo é tornar este jogo melhor.
- Jogue o jogo da forma como é concebido para ser jogado. Busque fazer estratégias e explore opções disponíveis no jogo. Sim, você pode tentar quebrar o jogo, encontrando ações e efeitos "overpowered", mas não quebre a experiência do playtesting através de um comportamento bizarro. "Eu passei todo turno, porque essa era uma opção, e francamente, o jogo era muito chato."... "Eu peguei uma carta aleatória todo turno em vez de selecionar propositadamente, e realmente, o jogo parecia muito aleatório. Você deve fazer uma regra para evitar isso. "
- Faça perguntas, mas guarde as discussões profundas para depois que o jogo acabar. Muitas perguntas e interrupções pode atrapalhar um playtest. Sem dúvida, você vai precisar fazer perguntas sobre como algumas caracteristicas do jogo devem funcionar. Salve suas perguntas mais profundas e filosóficas para o pós-jogo.
- Tome notas, se necessário. Tome notas sobre as questões que surgem durante o jogo. Anote perguntas sobre o design do jogo. Ajude a manter discussões paralelas o mínimo possível. Previna-se de esquecer o feedback útil que você gostaria de dar ao designer. Após o jogo, inclua essas notas da sua opinião no formulário de feedback do jogo.
- Concentre-se no jogo que é, e não no jogo que você quer que ele seja. Este ponto pode ser especialmente difícil, por vezes, quando estamos fazendo playtesting com designers. Cada designer tem seu próprio estilo e suas preferências. Às vezes, eles vão ficar muito animado pelas idéias que vão dar ao seu jogo. "Mude isso, mude aquilo, e refaça isso que o seu jogo será perfeito ... para mim!" Em vez ajudar o designer, acaba colocando a sua visão. Ofereça suas sugestões, mas não exija ou afime que o jogo deve ser feito do seu jeito.
- Forneça feedback claro, direto e honesto. Diga o que precisa ser dito. Deixe-os saber quais os aspectos do jogo funcionam e quais não. Diga o que foi muito divertido, e o que não foi. Identifique uma área que você acha que precisa trabalhar mais. A não ser o jogo seja muito refinado, você não precisa entrar em detalhe por detalhe, porque esses detalhes provavelmente irão mudar à medida que os trabalhos com o jogo continuarem.
Não Faça:
- Não interrompa o fluxo do jogo para fazer sugestões ou críticas. O meio do jogo não é o momento para discutir o que o jogo pode ser, seria, ou deveria ser. Não faça o designer justificar elementos do jogo quando eles aparecem. Não conte histórias ou mantenha conversas paralelas. Estas interrupções irão interromper o fluxo do jogo e alterar drasticamente a percepção de todos sobre o jogo.
- Não julgue os componentes ou a arte do protótipo, a menos que o designer pergunte. Protótipos vão variar muito dependendo do estágio que estão. Tente focar seu playtesting no "jogo" e "jogabilidade", e não nas representações físicas dos elementos do jogo.
O que você acha sobre o playtesting? Quais as diretrizes que você utiliza? O que para você é um bom playtest? Você tem alguma história de playtesting para compartilhar?
fonte:
http://www.leagueofgamemakers.com/how-to-playtest-part-1-set-the-stage/