Chego a nove partidas de Terraforming Mars e continuo querendo jogá-lo imediatamente depois de contar os pontos de fim de jogo. E por duas vezes isto aconteceu, mesmo sendo um jogo que dura mais de duas horas, recomeçamos outra partida na sequência. Foi cansativo, mas recompensador.
Ainda não joguei a versão solo nem com dois jogadores. Só usamos o sistema de draft de cartas em uma partida e não foi bem aceito pelo grupo, apesar de parecer muito adequado para o estilo desse jogo. Primeiro motivo que não gostamos foi que fazer draft em todo início de geração deixa o tempo de jogo muito maior e, em nossa opinião, o benefício de poder ver uma maior quantidade de cartas não compensa.
De modo geral, as cartas são pensadas para serem atrativas, mesmo que não reforce sua estratégia a longo prazo. E uma das vantagens normais de se fazer draft, que é poder escolher quais cartas serão passadas ao oponente, se transforma em pesadelo neste jogo, pois estaremos escolhendo quais cartas poderão ser aproveitadas pelo outro. E tem muita carta boa. Torna-se um tormento saber de antemão o que o outro poderá fazer de legal e ainda mais porque você passou esta carta para ele. Prefiro não saber as cartas que o outro comprou do que ter que passar cartas excelentes. Uma coisa positiva do draft, no entanto, é que certas estratégias que necessitam de combinar cartas tornam-se muito mais possíveis. Tais como usar micróbios e animais, pois são cartas que dependem de outras cartas para serem efetivas. E dificilmente alguém irá segurar uma carta que produza micróbios só para impedir que você a receba, pois certamente uma das outras três cartas será excelente para sua própria estratégia.
Só jogamos uma partida onde todos iniciaram com as Corporações neutras, com as dez cartas na mão (sem ter que comprá-las) e produzindo 1 de cada recurso. Foi uma partida bem mais rápida, porém, o fato de receber dez cartas iniciais sem ter que pagar por elas deixou a aleatoriedade inicial ditar a partida de modo bastante ruim. Não recomendo ter cartas gratuitas, nem na primeira partida. Faz parte do aprendizado fazer escolhas, mesmo que erradas, e uma das escolhas principais em TfM é decidir se irá começar investindo pesado em cartas ou se abre mão de cartas boas com pré-requisitos demorados para ter um pouco mais de dinheiro.
Uma partida com três jogadores tem durado em média 11 turnos. Isto faz passar em nossas mãos 44 cartas, mais as 10 iniciais. E uma partida com quatro jogadores tem durado em média 7 turnos, vendo 28 cartas mais as 10 iniciais. O jogo tem 208 cartas. Dá para ver que, com mais jogadores, as estratégias não podem ser de prazo tão longo quanto com menos. Uma partida com mais jogadores termina em menos turnos porque tem mais gente contribuindo com os fatores de terraformagem.
A partida mais longa com três jogadores durou quinze turnos e terminamos os três empatados com 102 pontos. Foi inacreditável. Cada um seguiu um caminho bastante distinto. E a ocupação do tabuleiro foi fundamental, já que a disputa pelos objetivos imediatos e de fim de jogo estavam bastante equilibrados e foram todos escolhidos lá pelo turno oito. Restaram pouquíssimos hexágonos a serem ocupados no final.
A pontuação nas cartas tem se mostrado sempre muito relevante e não parece bom deixar passar cartas que dão pontos, mesmo que forcem um desvio no foco estratégico.
Temos jogado com uma pequena variante. No início da partida, recebemos 3 cartas de corporação para escolher uma, em vez de receber apenas duas. Isto não dá para fazer com cinco jogadores, pois são só 12 corporações. E isto dá uma possibilidade estratégica maior, pois teremos 3 cartas de corporação e mais dez cartas na mão para planejar o caminho.
Achei todas as partidas muito variadas, onde certas corporações foram muito bem em algumas e não tão bem e outras. Os objetivos imediatos (Milestones) acrescentam tensão, pois nos forçam a ficar atentos no tabuleiro e no que cada jogador está desenvolvendo.
Enfim, até o momento, Terraforming Mars, junto com Star Wars Rebellion, é um dos melhores jogo lançados em 2016 que já pude jogar.