Segue um relato divertido de nosso amigo francês Pierre Lanrezac sobre sua jogatina de Cthulhu Wars na Essen 2014.
Por Pierre Lanrezac
Olá amigos! Trago agora a experiência fantástica que tive ao encontrar com Sandy Petersen na Essen e jogar Cthulhu Wars.
Primeiramente uma advertência: esta avaliação é 100% subjetiva, porque eu amo Cthulhu Wars (não deve dizer-lhe isso, mas eu fui a Essen, apenas por um dia, somente para conhecer Sandy e sua tripulação, e ver o jogo real).
Então, na quarta-feira à noite eu estava lá, em um país estranho, onde ninguém fala francês! Como estava frio e chuvoso eu me abstive de fazer um passeio de reconhecimento do hotel para a Feira. Não há necessidade de dizer-lhe que eu não dormi bem naquela noite, eu estava muito impaciente para completar o meu objetivo secreto: ser o primeiro visitante ao estande de Cthulhu Wars!
Então, na quinta-feira de manhã, às 9h44, eu estava lá, dois metros de distância dos portões na entrada sul (não vou gastar tempo explicando como eu consegui estar na frente da fila, mas a verdadeira história envolve evitar patrulhas de segurança, hackear câmeras, rastejar através de aberturas de dutos...). E um minuto depois, as portas se abriram, com 15 minutos de antecedência!
A corrida começou!!!! E eu rapidamente corri para o stand de Sandy no Pavilhão 2 (sem bater ou me intrometer em ninguém pelo caminho, a minha habilidade de esquiva é grande). Finalmente, eles estavam lá: Sandy, sua adorável esposa, Arthur e Link.

Sandy Petersen, designer de Cthulhu Wars
Para evitar desmaios na frente deles, eu concentrei a minha atenção em uma mesa próxima, lotada de figuras. Confie em mim, as fotos não lhes fazem justiça; elas são lindas (e eu estava com muito medo de uma perda de detalhe durante a sua transição de resina para o plástico). Mesmo os pequenos cultistas são bonitos, com sua máscara de caveira e vestes. Vários visitantes pararam ao passar pelo estande, pois tiveram que jogar com as minis.
Mesmo porque eu me tornei um Cultista também, como atesta meu cartão de sócio Cultist (eu sou Cultista número 16).
Sandy estava espalhando o amor ao redor, dando vários brindes: canetas Cthulhu Wars, bolsas e até mesmo Marcadores de Destruição para os verdadeiros crentes. O que me leva a outro tema importante: a qualidade dos componentes do jogo. Eu nunca vi jogo de tabuleiro com fichas de papelão nesta espessura (única exceção são as fichas de Facção que são de papelão fino).
Agora era hora de eu experimentar o jogo... mas onde está a caixa de demonstração? Esqueceram em um carro, aparentemente... eu imediatamente me ofereci para levá-la de volta (esperando fugir secretamente com ela depois de incapacitar o Arthur). Infelizmente, ele é muito bom e bate forte, então eu tive que dar de volta a caixa depois de tentar escapar através dos túneis de estacionamento.
Caixa da demonstração
Eu não vou falar sobre como o jogo é (claro que eu ganhei como Black Goat já que todos os outros três jogadores eram novatos nos Mythos), mas eu posso compartilhar um pouco sobre como me senti ao finalmente jogá-lo (com tabuleiro, minis, etc). Em poucas palavras: enlouquecido fantasticamente!
Eu joguei mais de dez partidas de Cthulhu Wars através do fórum (BGG e em outros lugares), mas acredite em mim quando eu lhe digo que o jogo físico / real é uma experiência totalmente nova. As minis são, naturalmente, uma grande vantagem, mas o que o torna incrível é o fato de que todos os elementos (componentes, regras, MECANISMOS, as pessoas ao redor da mesa) estão se misturando em conjunto para criar uma grande experiência. O tempo voa quando você joga, e no final de cada partida, o seu primeiro desejo é fazer uma outra (4 jogadores durou entre 75 e 90 minutos).
19:00: Essen Fair estava prestes a fechar naquele dia quando Sandy fez a coisa mais legal do mundo (ok, segunda coisa mais legal do mundo, a primeira teria sido ele me adotar): convidou Arne e eu para um jantar em um restaurante italiano com a sua família! Cargas e cargas de boas histórias foram compartilhadas, sobre filmes terríveis, cantores terríveis, pessoas bêbadas (bem, conheci minha esposa desta forma...rs).
Agradeço a família Petersen para o dia maravilhoso que tive, e também a Fabian, da Kraken, que ajudou a executar o show. Eu agora estou contando os dias até a caixa finalmente chegar em casa.