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  3. Rastro de Cthulhu: RPG Lovecraftiano

Rastro de Cthulhu: RPG Lovecraftiano

  • avatar
    tabulaquadrada23/11/16 13:37
    avatar
    tabulaquadrada
    23/11/16 13:37
    954 mensagens MD

    Postado originalmente em: http://tabulaquadrada.com.br/resista-a-sanidade-rastro-de-cthulhu-esta-chegando/ por FloksLDG

    Para começar, eu preciso dizer que sou um fã dos Mythos, fã de H.P. Lovecraft e adoro esse cenário de destruição mental nos anos 30. Confesso que não faz muito tempo que leio e coleciono Lovecraft, gostaria de ter começado mais cedo.

    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/Capa-Livro-Rastros-CTHULHU.png

    Com muitos tons de verde musgo, a capa do livro chama a atenção pro clima tenso e misterioso


    Rastros de Cthulhu é um RPG de Kenneth Hite, baseado nas histórias de H.P. Lovecraft e usa o sistema Gunshoe de Robin D. Laws. É uma “fusão” interessante, já que esse sistema prioriza aventuras investigativas, levando o mestre a dar pistas e pistas, até que os jogadores ou nesse caso, investigadores, acabam descobrindo a verdade terrível e assustadora que os leva à loucura.


    Uma excelente notícia é que a RetroPunk Publicações, vai lançar o livro traduzido no Brasil com muitas aventuras disponíveis. Acesse aqui o catálogo da editora da linha Rastro de Cthulhu.


    Cenário
    Quanto ao cenário, o livro sugere que seja o nosso mundo na década de 30, o mesmo período em que se passa a maioria dos contos originalmente escritos, mas é claro que nada impede de usar o sistema em um cenário mais atual com tecnologia e mais informação. Outra coisa muito interessante é que se pode escolher qual tipo de aventura jogar. Por exemplo, existem dois arcos: Purista ou Pulp. No modo Purista é algo mais real, com os jogadores lutando para não enlouquecer e literalmente sobreviver às ameaças dos Mythos. Já no Pulp é algo mais heróico, com os jogadores realmente indo a campo e lutando contra as criaturas e fechando portais.

    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/RASTRO_DE_CTHULHU_-_RPPP-0001e_-_LIVRO_DE_REGRAS-48.png

    Uma das páginas internas do livro


    Criação de personagem
    A criação de personagem é bem simples e como é um sistema investigativo, prioriza muito a interpretação. Os investigadores em sua maioria são pessoas comuns que por um descuido do destino, ou apenas má sorte acabaram descobrindo algo sobrenatural e foram arrastados para esse mundo contra sua vontade. Inicialmente, deve ser escolhida a profissão ou ocupação do personagem, existem 19 listadas no livro. Entre as várias, temos: enfermeira, piloto, médico e tantas outras.


    Escolher a profissão altera algumas coisas dentro do jogo, principalmente os recursos e custo de algumas habilidades específicas que vão custar menos pontos para serem adquiridas. Após esse passo, é necessário escolher a motivação do personagem, que basicamente explica o porquê dele estar engajado em uma investigação tão perigosa, ou porque ele está tentando enfrentar essa insanidade.


    Depois são distribuídos os pontos e começa a aparecer algumas exclusividades do sistema. Existem habilidades investigativas e habilidades gerais e a quantidade de pontos a ser distribuído depende do número de jogadores à mesa. Isso serve para equilibrar o jogo, controlando a força dos investigadores e criando uma aventura mais desafiadora.


    As habilidades investigativas permitem que os jogadores encontrem pistas, ou vejam além de uma pessoa normal e é a grande sacada do sistema pois em muitos RPGs os jogadores têm a sensação de que perderam algo, ou deixaram de ver algo porque os dados não ajudaram no resultado, em Rastros isso não acontece.


    Um jogador que tem uma certa habilidade automaticamente consegue uma pista. Caso um investigador seja um médico ele pode identificar a causa da morte e a quanto tempo essa morte aconteceu. Já um professor de química pode identificar no mesmo cadáver algum traço de veneno ou substância e isso é fantástico, pois o jogo nunca fica monótono ou parado, com os investigadores ativos e em movimento. As habilidades gerais são: briga, condução, vitalidade e outras, e são habilidades que podem ser testadas em rolagens de dados, diferente das investigativas que tem um sucesso automático.


    O sistema utiliza um dado de seis lados como dado de ação. Basicamente durante uma ação rola-se um D6 e compara o resultado com a dificuldade do teste. Geralmente um 4 resolve a maioria dos problemas. Se o número no dado for igual ou maior ao valor do teste, sucesso! Os personagens têm pontos que podem ser inclusive adicionados a esses resultados para ter sucesso nos desafios, mas estes pontos são gastos, então é bom usar com sabedoria pois quando um perigo maior acontecer pode ser que eles façam falta.


    Por fim, são definidos os laços e vínculos dos personagens, que podem ser pessoas que te tragam de volta a realidade, sua fé ou crença, objetivos de vida, coisas ou familiares que dependem de você entre outros. Esses traços são bem importantes, pois definem a Estabilidade (capacidade de suportar traumas e visões terríveis) e a Sanidade (o quanto consegue se manter no curso da investigação quando começam a descobrir as verdades). Geralmente os investigadores terminam babando em algum hospício ou falando sozinho em alguma estação de metrô.

    http://tabulaquadrada.com.br/wp-content/uploads/Ilustra-Cthulhu.png

    As ilustrações hiperrealistas e atmosféricas são fantásticas


    Capítulo dos Mythos

    Outra coisa extremamente fucking incrível é o capítulo sobre Deuses dos Mythos. Sim! Amantes de Lovecraft tem ao seu alcance informações sobre as criaturas (Abissais, Carniçais, Yetis, Leões, Lloigors e o Povo Serpente), além dos deuses como Yog-Sothoth e até mesmo o temido Cthulhu. E mais, também tem várias informações de rituais e encantamentos, vários fragmentos de lendas, diversos cultos e tem alguns exemplos de como manipular a magia usando encantamentos. Inclusive é também nesse capítulo que vemos como os usuários de magia tem sua mente destruída caso não consigam manipular corretamente os encantamentos.



    Um sistema competente

    O sistema cumpre o seu papel. É ágil, extremamente fiel aos jogos de investigação e coleção de pistas, e a ambientação é fantástica. As coisas acontecem de forma bem fluida e não tem uma coleção de regras, inclusive poucas vezes recorremos ao livro, o jogo corre tranquilamente. Outro ponto positivo é ter vários elementos do mundo de H.P. Lovecraft com dicas de como funcionavam as coisas na década de 30 para criar um clima. Os cenários são mais que perfeitos, o que tornam a leitura prazerosa, pois nem parece um livro de regras. A maioria das normas é explicada com exemplos, e por isso acaba sendo bem fácil de assimilar.


    O jeito é esperar chegar o livro, e parabenizar a RetroPunk. O grande desafio é não perder toda sanidade nessa ansiedade maluca! Espero que tenham gostado. Então curtam nossa página e nos sigam em nossas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube), pois se não fizerem isso, vou mandar o meu brother Chaugnar Faugn se mostrar para vocês e por vocês malucos! Falo sério! :)


    Um sucesso decisivo a todos e um bom jogo. E lembre-se: as vezes a ignorância é uma benção, nem sempre a sociedade está pronta para a verdade.

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    Comentários:

  • Marcelo Benzi
    94 mensagens MD
    avatar
    Marcelo Benzi23/11/16 14:01
    Marcelo Benzi » 23/11/16 14:01

    Eu tenho essa versão, e tenho que confessar que prefiro bem mais o sistema do COC dq esse. Ótima análise, também sou fã dos mythos.

    1
  • Gork
    206 mensagens MD
    avatar
    Gork24/11/16 12:01
    Gork » 24/11/16 12:01

    Marcelo Benzi::Eu tenho essa versão, e tenho que confessar que prefiro bem mais o sistema do COC dq esse. Ótima análise, também sou fã dos mythos.

    Quando vi esse RPG a primeira coisa que me veio a cabeça foi a dúvida: Qual é melhor, este ou o call of cthulhu rpg?
    Leio lovecraft há algum tempo e gosto muito, mas ainda não joguei nenhum RPG baseado na obra dele. Estava pensando em experimentar um destes dois sistemas, mas não sei qual... Porque você acha o COC melhor? 

    0
  • Marcelo Benzi
    94 mensagens MD
    avatar
    Marcelo Benzi24/11/16 14:19
    Marcelo Benzi » 24/11/16 14:19

    Gork::
    Marcelo Benzi::Eu tenho essa versão, e tenho que confessar que prefiro bem mais o sistema do COC dq esse. Ótima análise, também sou fã dos mythos.

    Quando vi esse RPG a primeira coisa que me veio a cabeça foi a dúvida: Qual é melhor, este ou o call of cthulhu rpg?
    Leio lovecraft há algum tempo e gosto muito, mas ainda não joguei nenhum RPG baseado na obra dele. Estava pensando em experimentar um destes dois sistemas, mas não sei qual... Porque você acha o COC melhor? 

    Eu não perguntaria qual é o melhor e sim qual se adapta a meu tipo de pessoa. 
    Sou fã de rpg das antigas, chamados de old school hoje em dia, que prezam pela interpretação e simplicidade do sistema (DCC, ad&d, old dragon, e etc). COC é bem simples, e é basicamente um conto de lovecraft, é um rpg de investigação (que depende muito da participação e interpretacao do keeper nesse sentido) que no final você vai terminar morto ou louco. Dá pra adaptar muita coisa, visto o ótimo site mundo tentacular.  
    Já se vc gosta de algo mais complexo em regras, nada no estilo gurps, mas ainda assim tem muita regra pra parte de investigação, o jogo te força a combinar conhecimentos ingame (skills) e sua própria dedução para solucionar os casos, segue um exemplo:
    "três investigadores acham um rastro, eles são: um cientista, um jornalista e marinheiro. O  jornalista usa seu conhecimento de campo para lembrar dos boatos que ouviu, que em todo lugar que as pessoas estavam desaparecendo tinha um rastro esquisito com se fosse algo grande com centenas de pequenos pé. O marinheiro usa sua sabedoria do mar para lembrar de contos dos marujos onde algo disforme podia gerar pequenos pés para se locomover. O cientista soma todos os conhecimentos para lembrar dos manuscritos que leu do necronomicon. Informado essa dedução o mestre define a rolagem e o teste é feito descobrindo que o sequestrador é um shogoth."
    Concluindo, o COC é um rpg simples que pode incorporar esses elementos do ROC, mas não vice versa. Abrace a loucura do ROC se quiser ajudar o cenário, se gostar de deduzir.
    P.s. Já faz uns quatro anos que joguei, logo, posso ter esquecido algo.
      

    1
  • brunnofagundes
    1 mensagens MD
    avatar
    brunnofagundes28/03/18 09:35
    brunnofagundes » 28/03/18 09:35

    O RPG é maravilhoso principalmente pra mim como mestre que sofro com jogadores "ruins" de dado. 
    Mas sofro por exemplo com a quantidade de Mythos disponíveis e possibilidade de inserção em outras épocas, coisa que não tenho problema no CoC.
    Existe alguma expansão que me ajude com esse problema?

    0
  • periclesfa
    1 mensagens MD
    avatar
    periclesfa05/05/18 17:53
    periclesfa » 05/05/18 17:53

    brunnofagundes::O RPG é maravilhoso principalmente pra mim como mestre que sofro com jogadores "ruins" de dado. 
    Mas sofro por exemplo com a quantidade de Mythos disponíveis e possibilidade de inserção em outras épocas, coisa que não tenho problema no CoC.
    Existe alguma expansão que me ajude com esse problema?

    Mestro uma mesa a 6 meses e estou gostando muito do sistema. Já foram 3 aventuras, que utilizei Azathot, Hastur e agora Shub-nigurath.
    O problema da quantidade de Mythos ainda não cheguei, pois como citei, agora que explorei 3 deidades dos antigos.
    Adaptei as aventuras para um cenário nos anos 80, onde ainda não existe celular e internet, o que deixa a aventura sob controle. Mas acho que é possivel contornar, com criatividade, as "dificuldades" de ter tecnologia atual numa aventura contemporânea.

    0
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Rastro de Cthulhu: RPG Lovecraftiano
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