Nesta variante você vai precisar dos tiles de construção:
a) do jogo base Puerto Rico;
b) da expansão "As novas construções";
c) da expansão "Os Nobres";
1) Utilize o lado do tabuleiro que contém espaços extras (lado para a expansão "Os Nobres")
2) Separe os tiles de produção do jogo base, e aloque nos espaços devidos (conforme o setup do número de players)
3) Coloque todos os outros tiles em um saco de pano fechado, ou outro recipiente que não seja possível ver os mesmos;
4) Vá retirando um tile por vez e alocando no espaço devido (se estiver jogando em dois jogadores, não se esqueça que não haverão repetição de tiles de edifícios comerciais);
5) Após o Grid estar preenchido, reponha as fichas adicionais (se estiver jogando em mais de um jogador);
6) Utilize todos os marcadores de colonos e nobres (conforme as regras da expansão dos nobres);
E voilá!
Os gatilhos para final de jogo serão somente o gatilho da construção da cidade (preenchimento do tabuleiro individual) ou se esgotar a pontuação mínima (conforme o número de jogadores).
Por que não usar a variante?
- A variante vai profanar o jogo básico;
- Não gosta de setups aleatórios;
- Não gosta de quebrar a sua estratégia vencedora;
- Gosta da forma de setup do jogo original;
- Se o designer do jogo não quis assim, então quem sou eu para mudar isso?
- jogou pouco o jogo básico, desta forma perderá as estratégias básicas e sua "essência";
Por que usar a variante?
- Você já jogou bastante o jogo base, ou mesmo as expansões de forma tradicional, e ficou curioso;
- Gosta de setups aleatórios;
- Quer dar um pouco mais de velocidade no setup (separar os colonos é um saco!);
- Quer reformular as suas estratégicas;
- Quer acabar com a alegria de jogadores com um modo padrão de jogo;
Minha experiência:
Gostei bastante dessa variante, especialmente pelo fato dos jogadores terem que (geralmente) repensar as suas estratégias a cada nova partida. Além disso a aleatoriedade serve tanto para usar os tiles novos da expansão como facilita o setup (se for jogar em dois jogadores), tanto na distribuição dos tiles como na contagem de colonos. Em mais jogadores ainda é necessário pescar as cópias dos tiles que saíram no grid.
Um possível problema é de surgir combinações de tiles um pouco grotescas, como por exemplo, facilitar muito determinada ação. Jogamos uma partida com essa variante esta semana e a combinação de tiles que saiu você podia praticamente construir várias coisas gratuitamente ou pagando muito pouco. Ao mesmo tempo o comércio ficou prejudicado.
Na hora de guardar os tiles? joga tudo num saco!