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  3. Santiago de Cuba
  4. Açúcar, laranja, tabaco...bem vindo a Santiago de Cuba!

Açúcar, laranja, tabaco...bem vindo a Santiago de Cuba!

Santiago de Cuba
  • avatar
    andresg0701/11/16 14:00
    avatar
    andresg07
    01/11/16 14:00
    2396 mensagens MD

    Postagem do Canal!

    Publicado originalmente no The Meeple in the Middle

    Se gostou do nosso conteúdo, assine nosso canal na Ludopedia e siga nosso BLOG para receber notícias e novidades diariamente além de toda Terça uma nova análise de um jogo!
    The Meeple in the Middle no Facebook e no Instagram


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/645/dbxy5r.jpg



    Em Santiago de Cuba, do Michael Rieneck, você assume o papel de um comerciante que precisa negociar e interagir com os diversos cidadãos de Santiago para obter mercadorias e embarca-las no melhor momento possível para somar pontos ao final do jogo. É um jogo leve, de 2 a 4 jogadores com duração média de 40 minutos a 1 hora. 

    O jogo se passa na cidade de Santiago em Cuba e cada jogador deve então se movimentar pelo tabuleiro e interagir com os cidadãos disponíveis. A movimentação é feita usando para isso um "táxi" (na verdade um pequeno carro) e todos os jogadores se movimentam usando a mesma peça. O primeiro movimento é gratuito e os subsequentes custam uma moeda, portanto é fundamental ter uma reserva de dinheiro para garantir o movimento que você deseja.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/213/l4oa3p.jpg


    Existem nove cidadãos espalhados pelo tabuleiro, e eles além de lhe fornecer algum bônus permitem que você escolha usar um dos prédios da sua cor.


    Por exemplo, se você se movimentar até o Miguel ele lhe fornecerá 2 madeiras da reserva e lhe permitirá usar os prédios da cor dele (azul). O tabuleiro possui 4 conjuntos de prédios, sendo que 2 cidadãos darão acesso ao mesmo conjunto. Miguel e o Pablo dão acesso aos prédios alocados no conjunto azul.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/152/s3r0yq.jpg

    Interessante é que a colocação tanto dos cidadãos e dos prédios são aleatórias, ou seja, a cada partida tudo estará num lugar diferente e o jogo conta com 9 cidadãos e 12 prédios, o que também possibilita diversas estratégias e diferentes ações no decorrer da partida.

    Portanto você escolhe um cidadão para interagir, recebe o bônus dele e além disso pode escolher um dos prédios da sua cor para usa-lo e fazer alguma interação, veja esse exemplo:

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/396/mt8g3v.jpg

    Os prédios azuis lhes dão as seguintes possibilidades: Trocar 1 madeira por 1 dinheiro e 1 ponto de vitória / Embarcar uma mercadoria no navio ganhando 2 pontos de vitória / Trocar um cubo preto (charutos) por 2 pontos de vitória e um cubo vermelho (rum) por 2 pontos de vitória.

    Assim você terminou a interação com o cidadão e com o prédio o próximo jogador se movimenta no tabuleiro do ponto que você parou, pagando o custo de movimentação.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/765/5tc34m.jpg

    Quando alguém pára no porto, deve-se embarcar as mercadorias no navio de acordo com a demanda dele (a demanda é determinada pelos dados alocados, que são rolados assim que o navio embarca e um novo chega ao porto), veja esse exemplo da demanda nessa rodada:

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/021/8qnyd0.jpg

    A cor do dado representa a mercadoria e o número a quantidade. Cada jogador então pode embarcar de acordo com a demanda e recebe os pontos de vitória de acordo com o valor das mercadorias. O valor é controlado por esse marcador na parte superior do navio:

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/143/ontc1c.jpg

    Após todos embarcarem, se os dados zerarem o navio parte. Isso significa que uma nova rolagem é feita para determinar a demanda do próximo e a trilha de navios na parte inferior é movimentada em um e o jogo termina quando o último navio for embarcado.

    Se o jogador optar por passar o porto na sua fase de movimentação isso significa que não haverá embarque e portanto o valor das mercadorias aumentam na trilha de valor acima, ou seja, pode ser interessante passar o porto para valorizar as mercadorias no próximo embarque.

    Portanto trata-se de um jogo com mecânicas simples onde é muito interessante você pensar em qual cidadão lhe é mais interessante ou quais prédios seriam mais atrativos no momento, pois você precisa calcular o movimento e ver se ninguém está usando o que lhe interessa no momento.

    Um bom jogo para dois jogadores, que pode ter seu tempo ajustado para uma menor duração ao determinar a quantidade de navios (a trilha conta com 7 mas você pode diminui r e terminar o jogo ao embarcar 4 ou 5 se preferir). Leve, bonito e com uma ótima produção, pode porém desagradar quem procura algo mais pesado, afinal o jogo em si consiste em embarcar mercadorias no melhor valor possível sendo essa a maneira mais importante de pontuar não havendo outras maneiras tão relevantes.

    Vale à pena ter na coleção como aquele jogo mais leve mas com uma boa dose de estratégia e até mesmo para jogar com o pessoal iniciante ou em momentos mais tranquilos. Escolha qual a melhor mercadoria, açúcar, rum, tabaco, laranjas ou charutos, negocie, embarque e bem vindo a Santiago de Cuba!

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    Comentários:

  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio01/11/16 16:47
    joaoclaudio » 01/11/16 16:47

    Eu comprei tem pouco tempo  e ainda  não estreei , mas já tinha curtido a simplicidade das regras e ao mesmo tempo essa questão do movimento trazer uma dinâmica diferente para a alocação de trabalhadores. 

    1
  • Filosofo_R
    383 mensagens MD
    avatar
    Filosofo_R02/11/16 10:05
    Filosofo_R » 02/11/16 10:05

    Uma das pequenas pérolas da minha coleção. Adoro esse jogo! Parabéns pela resenha, bem clara e concisa. 

    1
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL02/11/16 13:51
    E2EK1EL » 02/11/16 13:51

    Já aluguei esse jogo e gostei muito, a possibilidade de sacanear os oponentes é genial.

    Parabéns pela resenha.

    1
  • rsalbertos
    640 mensagens MD
    avatar
    rsalbertos02/11/16 22:34
    rsalbertos » 02/11/16 22:34

    Muito boa a interação que esse jogo cria...

    E as decisões são bem apertadas =P

    1
  • mario_junior
    200 mensagens MD
    avatar
    mario_junior03/11/16 10:21
    mario_junior » 03/11/16 10:21

    Gosto demais desse jogo. Prefiro jogar sem os biombos, para que assim as mercadorias dos jogadores possam ficar à mostra, possibilitando  ferrar a jogada do oponente.

    2
  • Sileno
    251 mensagens MD
    avatar
    Sileno04/11/16 02:40
    Sileno » 04/11/16 02:40

    alguém poderia comparar com o Puerto Rico?

    1
  • andresg07
    2396 mensagens MD
    avatar
    andresg0705/11/16 13:35
    andresg07 » 05/11/16 13:35

    Bem mais tranquilo e leve, pois em Puerto Rico você precisa gerenciar seu dinheiro, escolher os papéis da melhor maneira, se preocupar com as construções e embarcar mercadorias. Santiago de Cuba é muito mais simples, pois a única maneira de pontuar é embarcando mercadorias (eventualmente se obtém um ou outro ponto de vitória em algum prédio), ou seja, sua única preocupação no jogo é basicamente essa, escolher os melhores cidadãos e os melhores prédios de acordo com o momento.

    2
  • Filosofo_R
    383 mensagens MD
    avatar
    Filosofo_R05/11/16 21:49
    Filosofo_R » 05/11/16 21:49

    mario_junior::Gosto demais desse jogo. Prefiro jogar sem os biombos, para que assim as mercadorias dos jogadores possam ficar à mostra, possibilitando  ferrar a jogada do oponente.


    Parte da graça do jogo é observar bem e memorizar o que os jogadores estão acumulando de mercadoria. Isso ajuda a separar os bons jogadores dos demais. Nunca deixei de ferrar ninguém por não saber o que está por trás do biombo, pois memorizo quase tudo. Jogar com informação revelada é interessante pra nivelar veteranos e novatos no jogo e pode ser interessante, mas apenas se a intenção for essa. No mais, prefiro deixar o biombo mesmo, até porque jogadores mais desatentos chamam o porto na hora errada e às vezes até beneficiam outros.

    2
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