Тоғызқұмалақ (toğızqumalaq, às vezes escrito como toghyzqumalaq ou togyzqumalaq) é o nome em cazaque de um jogo de mancala também conhecido como toguz korgool no quirguiz. Ele é jogado tradicionalmente no Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, partes da Rússia (Altai, Khakásia, Tuvá), na Mongólia Ocidental e na China em regiões próximas aos países mencionados. Campeonatos regulares de toğızqumalaq são realizados no Cazaquistão, Quirguistão e Rússia. O primeiro torneio ocidental ocorreu em agosto de 2006 na Mindsports Olympiad (MSO) em Londres, Inglaterra, e foi vencido por Aidos Seitzhanov, do Cazaquistão.
Regras:
O toğızqumalaq é jogado em um tabuleiro composto por duas fileiras de nove buracos, além de dois kazans ("caldeiras"), que podem estar no meio do tabuleiro ou em cada extremidade. Os jogadores possuem o kazan à sua direita, se estiver nas extremidades, ou aquele que está na outra metade do seu tabuleiro, se estiver no meio. Como as capturas são feitas em pares, os buracos são geralmente feitos de forma que seja evidente se o conteúdo é ímpar ou par.
Para começar o jogo, deve haver nove bolas em cada buraco, exceto nos kazans, que devem estar vazios. Ou seja, são necessárias 162 bolas.
Na sua vez, um jogador pega todas as bolas de um buraco do seu lado do tabuleiro e as distribui no sentido anti-horário, uma por buraco, nos buracos seguintes, começando pelo mesmo buraco de onde as pegou. Se o movimento for feito a partir de um buraco que contém apenas uma bola, ela é movida para o próximo buraco, deixando o buraco inicial vazio.
Se a última bola cair em um buraco do lado do oponente…
…e esse buraco conter um número par de bolas, essas bolas são capturadas e armazenadas no kazan do jogador.
…e esse buraco contiver exatamente três bolas, ele se torna seu тұздық (tuzdyq), e é marcado como tal. Cada jogador pode fazer apenas um tuzdyq em um jogo. Um tuzdyq não pode ser feito no último buraco do oponente (nono, o que está à sua direita). Um tuzdyq não pode ser feito se for simétrico ao do oponente (se o oponente tiver seu tuzdyq em seu primeiro buraco, não podemos fazer o nosso no primeiro buraco dele). Nos casos em que um tuzdyq não puder ser feito, podemos terminar um movimento lá, mas o buraco simplesmente não se torna um tuzdyq. Um movimento não pode começar de um tuzdyq. As bolas que caem em um tuzdyq são capturadas por seu proprietário. Se ele estiver sobrecarregado, podemos pegar as bolas e armazená-las no kazan.
O jogo termina quando um jogador não pode mais se mover em sua vez, pois todos os buracos em seu lado (exceto um possível tuzdyq) estão vazios. Quando o jogo termina, o jogador que ainda tiver bolas em seu lado (exceto em um possível tuzdyq) as pega e as adiciona ao seu kazan. Ambos os jogadores adicionam o conteúdo de seu tuzdyq (aquele do lado do oponente) aos seus kazan.
O vencedor é o jogador com mais bolas em seu kazan no final do jogo. Se ambos os jogadores capturarem 81 bolas, o jogo termina em empate.
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