Este jogo de paciência simula, em escala tática, o combate travado pelas forças dos EUA durante o mês de novembro de 2004 para proteger a cidade de Fallujah e esmagar a resistência insurgente. O jogo se concentra particularmente nos combates do 3º Batalhão, 1º Regimento de Fuzileiros Navais, 1ª Divisão de Fuzileiros Navais no Distrito de Jolan, na parte noroeste da cidade, na manhã de 9 de novembro.
O jogador controla as tropas do USMC enquanto o sistema lida com os insurgentes. Este projeto é baseado principalmente no artigo "Táticas de Esquadrão de Infantaria: Algumas das lições aprendidas durante MOUT (operações militares em terreno urbanizado) na batalha por Fallujah", publicado na edição de setembro de 2005 da Marine Corps Gazette.
As tropas de cada lado são representadas por contadores de ‘unidades’, cada um correspondendo a um esquadrão de fuzileiros navais (seis a 12 homens) ou a um grupo de insurgentes (cerca de seis homens cada). A força total das forças do USMC é quase a de uma companhia reforçada. Cada esquadrão possui um fator de combate que é usado para resolver disparos e assaltos. A anexação de uma Equipe Antiblindada Combinada (CAAT) a um esquadrão aumenta seu fator de combate em certos casos. Quando um esquadrão do USMC sofre uma perda de passo durante o combate, o contador é virado para o lado reduzido. Caso sofra outra derrota, a unidade é retirada do jogo (ou seja, o esquadrão não está mais operacional e os feridos são evacuados para a retaguarda). As unidades insurgentes aparecem em dois tipos distintos: unidades de guerrilha e unidades de mártires, cada uma com seus próprios fatores de combate. As unidades de guerrilha combatem as tropas do USMC, mas recuam em vez de serem destruídas. As unidades mártires, em vez disso, juraram morrer onde estão e matar tantos inimigos quanto possível. Estas unidades estão imóveis e, dentro das suas posições fortificadas, aguardam os ataques das forças do USMC. Em todos os momentos, as unidades insurgentes são eliminadas após sofrerem uma perda de etapa.
As unidades insurgentes não aparecem diretamente no mapa. Inicialmente, o jogador implanta marcadores “suspeitos” que representam um perigo potencial e não identificado para as tropas do USMC. A sua colocação é parcialmente aleatória. Uma vez alvejados ou agredidos, esses marcadores de “suspeito” são ativados e sua verdadeira natureza (manequim, guerrilheiro, mártir, IED ou atirador) é revelada. No entanto, as tropas do USMC também podem contar com o apoio e poder de fogo de um par de tanques M1A2 Abrams. Também está disponível uma secção de soldados iraquianos da Força de Intervenção Iraquiana (IIF), cuja missão é a captura da mesquita de Jolan, uma vez que as tropas do USMC não têm o direito de entrar naquela zona.
Ao final dos 16 turnos, o jogador determina seu nível de vitória. Se todas as zonas do mapa não forem controladas pelo USMC, o jogador perde o jogo. Se no final de qualquer turno o USMC controlar todas as zonas, o jogador ganha o jogo e calcula os seus pontos de vitória para determinar a extensão da sua vitória (maior, menor, amarga). Um jogo completo pode ser concluído em cerca de quatro horas.
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